sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Melhor Smartphone do momento

Somente neste ano tive 4 smartphones: um iPhone 6, um Moto Maxx, um Galaxy Note e um Galaxy S4. POR QUE DIABOS alguém tem 4 smartphones em menos de dois meses, é um assunto que vou explicar em um outro post, mas digamos que gosto muito de experimentar coisas novas. O fato é que tive. Exceto o S4, todos os outros foram zero quilômetro, de modo que nenhum tinha nenhum tipo de vício ou problemas de donos anteriores. E, também exceto o S4, todos podem ser considerados hoje como os melhores smartphones do mercado, pois todos são top de linha! Então, pude experimentar os 4, de modo que posto aqui minhas impressões sobre eles.

O que prezo em um smartphone
Antes de comentar cada um deles, vou escrever aqui o que espero de um smartphone:
1. Câmera: faço questão de uma câmera boa. Na verdade quero a melhor câmera em um smartphone que um dinheiro puder comprar! Gosto de tirar fotos e sei que um smartphone não vai fazer o que uma DSLR faz (apesar de que achei a qualidade melhor, se você deixar no automático! Falo mais sobre isso mais para frente), mas quero tirar a melhor foto que eu conseguir.
2. Bateria: pra mim precisa durar no mínimo um dia inteiro, usando BASTANTE. Não quero saber de economia de bateria!
3. Rapidez: Deus me livre um smartphone lerdo. Sou agitado demais para ficar esperando qualquer telefone ficar pensando na minha frente.

O que não ligo (quero dizer, até ligo, mas não é primordial) são algumas coisas que talvez você ligue:
1.Sistema operacional: tendo os aplicativos, para mim qualquer sistema serve; mas o Windows Phone não tem os aplicativos que quero, de modo que minha escolha é sempre entre iPhone e Android. É um pouco ruim mudar de iPhone para Android e vice-versa mas já fiz tanto isso na vida (no ano passado perdi a conta, pois tive mais de 10 smartphones).
2. Preço: claro que, como a maior parte da população, adoro dinheiro, mas não ligo para isso quando vou comprar smartphones, de modo que quero o melhor.



iPhone 6
Comecei o ano com um iPhone 6, de 16GB. Imediatamente antes dele estava usando temporariamente um iPhone 5. Apesar de ter pulado o 5s, do 5 para o 6 não senti muita diferença a não ser pelo formato, que é muito maior no iPhone 6, e na câmera. A câmera melhorou um pouco e achei que passou a tirar fotos ainda melhores que as que tirava antes! Mas o jeito de usar, em geral, não mudou muito. Ah, tem mais uma coisa que achei sensacional: o touch ID, ou o "treco de enfiar o dedo", como costumo chamar. Com ele, dá para destravar o telefone e também alguns lugares que necessitam de senhas, como o 1Password. O Touch ID é incrivelmente preciso. Nunca deixou de reconhecer meu dedo! O grande problema, como escrevi acima, prezo muito a câmera do telefone, e daí vi este teste:
http://www.tudocelular.com/especiais/noticias/n46504/resultado-votacao-camera-smartphones-top-linha.html

Basicamente diz que o Moto Maxx e o Note 4 tiram as melhores fotos. Já comecei a coceira para trocar de telefone no mesmo minuto que vi o teste! Diz o teste que o Note 4 ainda ganha do Moto Maxx. O problema é que tive vários Samsungs na minha vida e detestei todos eles. O que mais detestei nos Samsung foi, em primeiro lugar, a bateria (que nunca durava nada) e a horrível interface Touchwiz, que sempre achei super pesada. Optei por comprar um Moto Maxx.

Moto Maxx
No dia que peguei o Moto Maxx fiquei maravilhado. Já tinha tido um Moto X no ano passado e tinha adorado tudo no Moto X a não ser a câmera, que tinha achado ruim. Se o Moto Maxx é um Moto X que, além de vir com uma bateria muito boa, ainda tem uma das melhores câmeras do mercado, então seria o smartphone perfeito!!!

Seria. Mas não foi. Como disse, no dia que peguei achei muito bom. A construção é excelente, parece que não vai quebrar nunca. Li vários reviews falando que a traseira começa a desfiar, mas não é verdade. Um dia vi um fiapinho saindo de perto da câmera (lugar onde todos os reviews dizem que começa a desfiar). Mas NÃO ERA desfiado. Era um pedaço de fio que o Moto Maxx pegou no meu bolso, ou seja, era um pedaço de fio que ele arrancou da minha calça (ou que já estava solto, sei lá). Sei disso porque o fiapo era vermelho e não preto.

O que gostei no Moto Maxx: além da já citada construção, gostei muito da rapidez (não travou nenhuma vez), da tela inteligente (que acende assim que você tira do bolso), da limpeza do sistema (não tem nada desnecessário) e da bateria (chegava com 40% no final do dia muitas vezes, usando bastante).

O que não gostei foi o design (mas isso é muito pessoal) e, por incrível que pareça, a câmera. A câmera é um caso a parte. Tirei muitas fotos com o Moto Maxx e percebi que algumas saíram excepcionais e algumas saíram péssimas. Parecia que não tinha meio termo. As péssimas saíam tremidas e borradas. Percebi o motivo depois de muitos testes: a câmera é devagar. Você aperta o botão de tirar a foto e a tela mostra uma animação do obturador fechando. Mesmo depois de fechar o obturador, fique parado por mais um segundo. Se você se mexer, sai borrado. O que percebi é que o obturador fica aberto muito mais tempo do que nas outras câmeras, o que faz com que as fotos saiam borradas com uma frequência muito alta. Para a foto sair boa, você precisa tirar a foto e ficar parado por mais um segundo. Senão, adeus foto. Mas, verdade seja dita, quando a foto sai boa, ela sai ÓTIMA! Uma outra coisa que achei mais ou menos no Moto Maxx é que ele esquenta. Isso denota que tem alguma coisa não muito bem resolvida com a administração da energia nele. E que a bateria só dura bastante porque ela é monstruosamente grande.

Gosto de telefones com telas menores. Mas isso está ficando muito raro no mercado. Só a Sony faz um smartphone top com câmera top, o Xperia Z3 Compact. Mas já estão dizendo que ela vai parar de fazer. Então, para pessoas como eu, que preferem smartphones com telas menores, ou eu me adapto a telas grandes ou me adapto a telas grandes. Não tem escolha.

Um dia de janeiro fui passear com meu Moto Maxx no Morumbi Shopping. Parei na Samsung e vi um Galaxy Note 4. Coloquei o Moto Maxx do lado. O Galaxy Note 4 não parecia tããããão maior. Na verdade peguei o Galaxy Note 4 e, apesar de um pouco maior, ele parecia menor na minha mão, na hora de segurar (faz o teste para você ver!). Mas pensei bem nas minhas experiências com Samsungs anteriores e falei para mim mesmo que não compraria Samsung porque a bateria não durava nada e era um telefone lerdo. Chegou um vendedor para me abordar:
-Gostou do Galaxy Note 4?
-Gostei. Mas já tenho um Moto Maxx.
-Legal, você já teve um Samsung antes?
-Já, vários. Inclusive Galaxys Notes.
-Comprou aqui na Samsung?
-Alguns sim. Outros trouxe de viagens que fiz.
-Ah, então você deve ter recebido no seu e-mail um código promocional para concorrer a um Galaxy Note 4!
-Ah... não. Mas deixe-me ver aqui.

Chequei na minha caixa de entradas e nada. Mas na caixa de Spam tinha um e-mail da Samsung. Mostrei o código para o vendedor, que colocou no sistema para ver se eu ganhava alguma coisa.
-Hey, você ganhou!!!
-Ganhei?
-Sim! É o primeiro que sai aqui! Já coloquei mais de 500 códigos aqui e é o primeiro sorteado, parabéns!

Achei que era pegadinha, mas não era. A Samsung me ligou depois e disse que entregava o Galaxy Note 4 em trinta dias. Bom, comprar eu não ia, devido a várias experiências negativas. Mas testar de graça tudo bem, né?

Samsung Galaxy S4
Para entrar no clima Samsung, resolvi desenterrar um Galaxy S4 que eu tinha em casa que eu tinha recebido em troca de um iPhone que eu tinha vendido um dia. Encostei o Moto Maxx e comecei a usar o Galaxy S4.

A câmera era muito boa (bem mais rápida que a do Moto Maxx) e tinha algumas funções extremamente úteis! Uma delas tira objetos que você não quer que apareça na foto (e funciona surpreendentemente bem). Funciona assim: você quer tirar uma foto de um monumento, mas tem um monte de gente passando na frente. A câmera tira 5 fotos seguidas do monumento com as pessoas passando na frente e elimina os elementos que se mexeram entre uma foto e outra, ou seja, as pessoas que estão passando. Achei ótimo!

Mas os dois pontos que sempre detestei na Samsung, ainda estavam lá: a bateria mal chegava até o meio do dia. E a interface Touchwiz fazia com que o telefone ficasse extremamente lerdo. Bom... insisti no uso, até chegar o Galaxy Note 4.

Galaxy Note 4
Depois de quase 30 dias, chegou o Galaxy Note 4 que eu tinha ganhado. No mesmo dia coloquei todas as minhas coisas nele e comecei a usar.

Vou dizer uma coisa: tinha os dois pontos que não gostava na Samsung. No Galaxy Note 4 resolveram completamente! A bateria, apesar de ser menor que a do Moto Maxx (3200mah contra 4000mah) dura mais, em meu dia de uso intenso. E ele não aquece, indicando que a administração da bateria é melhor que a do Moto Maxx. De fato coloquei um programa que mede o uso da CPU e o Galaxy Note 4 tem uma gestão mais eficiente que o Moto Maxx (o que é ruim, porque o meu Moto X não esquentava, e parecia bom de bateria; a Motorola piorou??). A interface Touchwiz parece quase ausente, de tão leve que ficou.

Agora o que eu achei muito melhor do que qualquer outro smartphone foi a câmera. Nunca vi uma câmera tão boa em um smartphone. E ela chega a ser melhor do que a de DSLRs, segundo este teste http://www.phonearena.com/news/iPhone-6-Plus-vs-Galaxy-Note-4-vs-DSLR-camera-comparison-strengths-and-weaknesses-of-phone-cameras-vs-DSLRs_id66349 . Eu mesmo peguei minha Sony NEX 5 (que não é uma DSLR mas o sensor é do mesmo tamanho) e vi, consistentemente, em qualquer situação (mesmo noturna) que as fotos do Galaxy Note 4 ficaram melhores do que as da NEX 5 quando as fotos foram tiradas no automático. Claro que há muitas coisas que uma câmera de smartphone não faz que uma DSLR faz. Mas se for tirar fotos só no automático, fique com o smartphone que tirará fotos melhores! A única crítica que eu faria com relação à câmera do Galaxy Note 4 é a aperture area, ou seja, ao quanto de coisas que cabem na foto. No iPhone 6 cabiam mais coisas. Mas a qualidade da foto do Note 4 é irrepreensível. Além disso a câmera é muito, muito rápida.

Em comparação ao Moto Maxx, você leva, ainda, uma caneta para escrever na tela (ultra precisa) que achei muito útil e outras coisas que não uso mas talvez você use: infra vermelho, sensor de batimentos cardíacos, sensor de raios ultra violetas e o touch id da Samsung (pior do que o da Apple, você precisa deslizar o dedo e ele acerta em uns 90% dos casos; mas é bem melhor e mais preciso do que aqueles que tinham nos computadores da década passada, sabe?).

Comprei também um smartwatch da Samsung, o Gear Fit. É um relógio de pulso com um design muito bonito (os outros da Samsung acho horríveis de feios) e não tem quem não pergunte o que é, quando olham para o meu pulso. E não tem quem não fique encantado depois de saber o que é. Com ele consigo fazer algumas coisas legais que vou detalhar em um próximo post.

Conclusão
Acho que, atualmente, o melhor smartphone do momento, para mim, é o Galaxy Note 4. Costumo trocar quando lançam algo melhor. Vamos ver se este dura bastante tempo comigo, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário