sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Galaxy Gear Fit

Comprei um Galaxy Gear Fit, para fazer companhia para o meu Galaxy Note 4. Porque um Galaxy Gear Fit?

Vou te falar: ligo muito para a bateria dos meus aparelhos. Detesto ser surpreendido sem bateria no meio do dia! E não faço economia. Uso mesmo! E bastante, não quero nem saber! Gostei muito do Moto 360, mas não comprei somente por causa da bateria, que, dizem, não chega até o final do dia.

O Gear Fit é diferente: a bateria dura até o final do dia e mais um pouco. Na verdade comigo dura uns 5 dias. E, como eu disse, não faço economia!

Pra que serve o Gear Fit???
Tem bastante gente que compra o Gear Fit para fazer exercícios, ginástica mesmo. Não os condeno, afinal de contas o treco chama Gear Fit. Então deve ser para fazer exercícios mesmo. Mas não comprei para isso. Comprei porque sou um cara super discreto e tecnológico e, além disso, gosto de coisas bonitas.

Vocês já viram os outros Galaxy Gears? Horríveis (embora gosto seja uma questão pessoal)!! Todos quadrados, parecem aqueles relógios antigos que vendiam nos camelôs aqui em São Paulo. O Gear Fit não. Para mim é a coisa mais bonita para se colocar no meu pulso que eu posso imaginar! Tenho muitos relógios, alguns caros, mas o Fit combina mais comigo.

Mas pra que serve isso além de enfeitar o meu pulso? Bom, sou um cara discreto. Você nunca vai ver meu telefone tocando freneticamente no meio de uma reunião ou em qualquer lugar que seja. Meus toques são baixos e discretos. Em lugares barulhentos, pode ser que eu não ouça, o que é péssimo. E é aí que entra o Gear Fit: deixo programado para vibrar todas as vezes que receber alguma chamada, mensagem (via SMS, Whatsapp, Facebook Messenger, e-mail ou qualquer coisa) ou alerta (o Google Now me avisa que vai vir tempestade, ou que estou atrasado para uma reunião, por exemplo). E o telefone fica no silencioso. Como não fico com o relógio no pulso 100% do tempo, uso um programa chamado Llama, que tira do silencioso quando chego em casa, que é também quando tiro o relógio.

Passivo
O Gear Fit é passivo. Vejo que chegou uma mensagem de Whatsapp, por exemplo, e dá para ler tranquilamente. Mas responder, só no telefone. Não adianta falar com o relógio também, como o Moto 360. Alguns programas, como o SMS, dá para responder pelo próprio relógio, mas com respostas pré-programadas, que você programa no telefone.

Outras funções
Para quem faz exercício, o Gear Fit parece ser bom. Ele mede a frequência cardíaca (com precisão: comparei com o meu relógio Polar) e algumas funções úteis, como o contador de passos (do contrário de alguns reviews que li, achei preciso, geralmente bate com o Google Fit, que também conta meus passos). Também tem modos especiais para caminhada, corrida e trilha, nos quais a frequência cardíaca é medida constantemente e ele ainda guarda o trajeto que você fez para ver quantas calorias queimou.

Também tem uma função que mede a qualidade do seu sono. Você coloca o relógio no seu pulso e dorme. Ele mede quantas horas você dormiu e se você se mexeu muito (mostra que você ficou, por exemplo, 87% do tempo imóvel). Achei preciso também, pois uma vez que liguei a função e não fui dormir, o Gear Fit me disse que não dormi nada. Os reviews que vi na internet diziam que o Gear Fit era bastante impreciso em várias funções, mas acredito que seja antes de atualizar o software dele. Como peguei já atualizado, a precisão está muito boa.

Todas as informações vão para um programa chamado S Health, que a Samsung criou justamente para cuidar da sua vida. Lá você também pode medir outras coisas, dependendo do seu telefone. O meu mede, ainda, radiação ultra violeta, nível de stress e nível de uma outra coisa que não faço a enor ideia do que seja. Você também pode colocar lá o que você comeu (já tem uma lista gigantesca de alimentos, com as respectivas calorias) e ver a evolução do seu peso (para algumas balanças, há uma sincronização automática, você nem mesmo precisa digitar o seu peso, apenas pesar na balança).

Além disso, o relógio ainda dá a opção de mostrar a temperatura e se está chovendo ou não, junto com as horas. A tela é inteligente: você faz o movimento de levantar o braço e olhar o relógio e ele, magicamente, mostra as horas. É bastante consistente, a não ser que você esteja deitado (daí não funciona direito). Dá, ainda, para colocar fotos como plano de fundo ou trocar a cor e os desenhos. As meninas, ou quem gosta de moda, devem gostar desta função, para combinar com a roupa.

Uma última função que acho útil é a possibilidade de trocar música, aumentar o volume ou abaixar o volume com o relógio. Como conecto de noite o telefone em uma caixa de som Bluetooth, posso passear pela casa, enquanto deixo o celular carregando e ainda trocar músicas.

Se você achar que faltou alguma função, dá para baixar aplicativos para o relógio. Baixei todos os disponíveis e o mais útil que achei foi um que controla a câmera pelo relógio (útil para tirar fotos com tripé). Achei muito útil também um outro que dá para controlar o telefone (ligar/desligar wifi, dados, checar bateria e muito mais, sem precisar ligar o telefone).

Só funciona com Galaxy
Uma última coisa sobre o Gear Fit: só funciona com Samsung Galaxy. E não são todos! Mas há um hack que você pode baixar na Google Play que faz funcionar várias funções em qualquer Android (mas não todas as funções). O preço do app que faz isso é meio caro: R$ 20, hoje.

Conclusão
Paguei bem mais barato que um Moto 360. No final das contas custou R$ 390. Por esse preço, achei que valeu a pena. Apesar de ele fazer bem menos coisas que um Moto 360, me atende porque já não preciso ficar olhando para o celular todas as vezes que chega alguma coisa. Além disso, posso deixar o celular no silencioso e a bateria é muito boa, durando vários dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário