quarta-feira, 16 de julho de 2014

Aquecedor


Nesses tempos em São Paulo está uma friaca danada. Em meu apartamento não é diferente, com a ressalva de que até outro dia não tinha aquecedor nenhum. Resolvi comprar um e comentei com um amigo:
-Vou comprar aqueles ar condicionados que são aquecedores, sabe? Os split...
-Split? Sei, sei. Leve um pedreiro junto. Pedreiro? Porque?
-Oras, você vai precisar de um. Vai ter que quebrar a parede, passar cimento depois, maior trabalheira.
-Que?? Nem a pau! Vou comprar um aquecedor normal mesmo.

Fui até a loja de um shopping, de noite, quando já estava 12 graus, comprar o aquecedor:
-Olá, que procura? - disse o vendedor
-Um aquecedor.
-Ah, temos o modelo perfeito para o senhor, leve este split aqui, que já vai com aquecedor junto e o senhor já se prepara para o verão!
-Hã... não, na verdade queria algo menor e mais barato.
-Temos este modelo Delonghi aqui, a óleo, não consome oxigênio e é muito silencioso. Oferece ainda proteção para crianças, caso o senhor tenha.

Vi um aquecedor bem compacto, da Britânia, exposto. Noventa reais.


-Na verdade vou querer este daqui!
-O senhor que manda - falou o vendedor, meio decepcionado por levar algo tão barato.

Cheguei em meu apartamento ansioso para ligar o aquecedor e ficar quentinho. Mas, claro, no Brasil nada é tão rápido. O aparelho tinha a maldita tomada da Dilma que não existe em mais lugar algum do planeta a não ser do Brasil, só que a versão gorda, que não encaixa em nenhuma tomada do planeta, nem nas do Brasil. Decepção... onze da noite não ia achar uma adaptador.

No dia seguinte peguei um adaptador antes de chegar em casa. Coloquei o treco na tomada, liguei e tentei decifrar para que serviam os dois botões giratórios. Achei que o da esquerda seria a velocidade do ventilador, mas vi no botão da direita um indicador de velocidades. Então intui que o da esquerda seria o da temperatura, igual ao dos carros.

Virei o botão da direita e nada. Desvirei. Virei o da esquerda e nada. Virei o da direita e o da esquerda juntos e aí sim o treco ligou! Descobri que o da esquerda é realmente o de temperatura, mas ele liga só quando você seleciona uma temperatura determinada. É como se fosse um termostato, só que bem xinfrin.

Funciona assim (ah, e estou escrevendo porque não veio manual de instruções!): você primeiro vira o botão da esquerda até o fim, depois coloca o botão da direita na posição II. Daí você vira o botão da esquerda para uma posição intermediária para ajustar a temperatura. Só tem um pequeno porém: o aparelho não aquece mais ou aquece menos se você girar o botão e sim desliga o ventilador e o aquecedor depois de um tempo, meio que um timer, que fica com tempo maior ou menor dependendo do que você regulou. Bem vagabundo! Mas mais vagabundo que isso é o fato de a posição I ou a II do botão da esquerda dar PRECISAMENTE na mesma, ou seja, tanto faz que posição você coloca é igual.

Agora o que impressiona MESMO é o barulho do treco: que negócio barulhento!! Vou tratar de comprar uma outra coisa para me aquecer.

Não recomendo: o barato sai caro!

2 comentários:

  1. delonghi a óleo! demora para esquentar, é caro, mas depois, o silêncio e o quentinho são uma beleza! Tem outros a óleo, mas essa é a única marca que já usei! O barato sai mesmo caro nessa área. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Vou seguir seu conselho. O post é mais para mostrar que esse aparelho Britânia não funciona. Na verdade funcionar, funciona. Mas bem mal!

      Excluir