quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Galaxy A5




A Samsung lançou o Galaxy S7 e o Galaxy S7 Edge, que são dois tops de linha Android, mas nunca se esqueceu das linhas de telefone mais acessíveis, ou seja, mais baratas, com elegância semelhante aos modelos mais caros. 

O modelo que estamos falando aqui é o Galaxy A5, de 2016, que, embora seja um smartphone mais barato, não deixou de fora as características que hoje consagram a Samsung nos smartphones tops: tela ótima, câmera boa e o mesmo design dos irmãos. Mas se manteve as boas características, quais são os pontos negativos? É o que veremos agora!

O A5 é o smartphone de tamanho intermediário da linha A, que tem como característica principal ser barato, mas manter boas características, como já escrevi aí em cima. O corpo do telefone é feito de plástico e metal, com curvas nas bordas e traseira plana. Veja que este é um ponto que a Samsung melhorou: em vez de plástico, vemos metal aqui! Tive um S4 Mini há uns anos e ele era de plástico com plástico. E o GPS não funcionava direito. Mas isso é matéria para outro post. O A5 é bom de segurar, não tão bom quanto o S7, mas ainda assim aceitável. Ele é mais alto e mais leve que o S7 que tenho aqui do meu lado. Como o S7, o A5 consegue ficar sujo com dez minutos de uso, porque também deixa marcas das digitais na carcaça. Se quiser vê-lo limpo, vai ter que limpar toda hora. Ou andar com uma capinha, que também vai proteger das quedas eventuais. 

O display, de 5.2", do mesmo tamanho do S7, tem uma resolução menor, mas ainda assim é ótimo de se ler. O brilho, clareza e as cores continuam tão ótimas quanto em qualquer smartphone da Samsung, que, pra mim, tem as melhores telas. 

Quanto à performance, com 2GB e um processador inferior aos tops de linha, o A5 executa tarefas rotineiras como navegar na internet, checar e-mails, facebook e outras redes sociais sem nenhum problema e nenhum engasgo. Vai suprir a maior parte dos consumidores. Quem vai sentir alguma diferença são os gamers ou os que usam muitos programas ao mesmo tempo. Rodei jogos pesados (não sou um gamer, mas sou um heavy user) como Asphalt e ainda assim rodou direito. Deu umas engasgadas só quando liguei a câmera junto com vários outros programas que já estavam rodando em background, mas foi uma engasgada apenas. Acredito que a maioria das pessoas não vai notar nenhum tipo de problema. O A5 que estou usando hoje está rodando Lollipop. Acho que isso também contribui para ficar menos rápido. O novo Marshmallow (que nem é tão novo assim, já vão lançar o outro) em minha opinião gerencia melhor a memória.

O modelo que peguei veio com 16GB (pra mim é bem pouco), mas o telefone, como todo bom Samsung, graças a Deus aceita cartões microSD. As caixas acústicas são ok (piores que do S7, e de um iPhone, mas quebram um galho). Ele funciona com o Samsung Pay (vou fazer um review disso em breve; uso desde o primeiro dia!!). Isso significa que ele possui NFC para fazer outras tarefas com programas específicos (que, para dizer a verdade, já usei muito, mas hoje não uso; fazia tarefas como ao entrar no carro, ligar o Google Play Music, mas hoje já tenho outros programas que fazem isso melhor). 

A câmera do A5 tem 13 megapixels. Mas não se engane!! Não são os 13 megapixels do S7, aliás são bem diferentes. Classifico a câmera como melhor que do Moto G4, mas muito pior que do S7 e pior que os iPhones 6s, 6s Plus e SE, embora o A5 tenha estabilizador óptico de imagem. A câmera de 5MP da frente é adequada para selfies, mas não espere uma qualidade muito boa. 



A bateria do A5 é boa. Quem vê meus reviews sabe que ligo bastante para bateria e no A5 ela é de 2900 mAh. É suficiente para o dia todo. Se tem uma coisa de bom no processador menos potente, essa coisa é a bateria. Termino o dia com cerca de 20%, tirando da tomada às 7 da manhã e voltando às 9 da noite. Só o meu iPhone SE é melhor, por enquanto. O que é diferente no A5 entretanto é a velocidade de carregamento. Com o carregador ultra rápido (que vem junto), a bateria é carregada totalmente em cerca de 90 minuto. E depois de uma hora, se estiver zerada, ela já fica com uns 80%. 

Se você não liga tanto para ter sempre o smartphone top de linha, não acha que precisa ter a melhor câmera do mundo e quer gastar menos, recomendo este A5. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário